MICRO B/X: o Resumo de regras do Dungeons & Dragons que uso para jogar RPG Solo!

 Salve RPGistas! Tudo bem com vocês?

Já faz um tempo que tenho uma campanha solo de Dungeons And Dragons na sua versão da caixa básica de 1981, com regras editadas e reorganizadas por Tom Moldvay (popularmente conhecida como D&D B/X). Essas regras são um dos pilares do movimento OSR e possui uma série de jogos retroclones, ou seja, versões modernas e repaginadas desse antigo conjunto de regras. Tem realmente muita coisa boa produzida a partir do D&D B/X. 

Mas tem algo na edição original que me encanta e me instiga. Eu diria até que é algo místico que chama a minha atenção. Seria a sua arte de capa? A diagramação? O design, as cores escolhidas, linguagem, etc, etc.? Sinceramente não sei, mas sei que essa edição me atrai muito. Vez ou outra, entre lidas de sistemas mais novos, me pego despercebido dando uma olhadela, assim, de canto de olho, naquela edição na minha estante só para prestigiar todo o seu charme clássico e vintage.

De qualquer forma, gosto tanto dessas regras que decidi fazer algo que eu mesmo julgava impossível: compilá-las num formato de zine dobrável em 8 páginas! Sim, isso mesmo. Se você está familiarizado com jogos como Pocket Dragon, você sabe do que estou falando. Se não sabe, eu mostro na imagem a seguir como fazer pra dobrar:



Nesse documento, para ficar com uma cara de "Pocket", dei uma simplificada nos atributos principais. Os personagens agora possuem 3 atributos: Físico, Destreza e Mente. Se você for clérigo, ao invés de Mente usará Sabedoria; se for Mago, usará Inteligência. Se em algum momento da sessão de jogo aparecer um teste do atributo que você não possuir, uma falha automática acontecerá. É claro que você não é obrigado a usar essas regras, pois fiz para uso pessoal e é algo que me agrada.

Vários motivos me levaram a fazer esse documento de regras hyper-mega-resumido. Um deles é que eu precisava de algo para consultas rápidas e que não me fizesse folhear o livro inteiro toda vez que quisesse tirar uma dúvida apenas. Isso acabava me distraindo, pois eu parava para ler outras informações, contemplar as imagens, etc. Nada prático. Além de ser um material completamente em inglês, nunca lançado oficialmente em português (nem traduções não-oficiais eu conheço), acabava me fazendo sair em busca de traduzir alguns termos. Mais distrações.

Outro motivo foi o princípio Punk do Do It Yourself, o DIY. Havia procurado por vários meses na internet essas regras originais compiladas ou resumidas, mas sem sucesso. Apenas resumos de outras versões que não me agradam. Se não acho, eu mesmo faço! Fica aí a dica pra você que está frustrado em não encontrar aquilo que quer. Faça você mesmo!

Então é isso pessoal, deixo aqui com vocês a minha contribuição para esse jogo maravilhoso a quem puder interessar! Valeu galera!

Baixe aqui o PDF com as regras resumidas por JRVMendes

Aqui, o PDF para ler no celular (contém uma página extra de equipamentos)

Comentários

Postar um comentário